domingo, 7 de agosto de 2011

Proifes segue negociação com MPOG sobre carreira docente

Observação: o PROIFES representa as universidades, cuidado.

 (Fonte: Prof. Sérgio dos Santos)

3 de agosto de 2011

Na tarde de terça-feira (02), o Proifes, junto com representantes da ADURN (Rio Grande do Norte), APUB (Bahia) e ADUFC (Ceará) estiveram reunidos com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvaneir Paiva, para negociar melhorias nas carreiras dos docentes da Instituição Federal de Ensino Superior e do Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

As entidades e o governo buscaram um consenso sobre quais propostas prioritárias devem estar contempladas no orçamento governamental do próximo ano. De acordo com o secretário, a mesa de negociação terá que trabalhar com duas propostas específicas, uma emergencial, que atenda o prazo da Lei Orçamentária Anual de 31 de agosto e outra que discuta, em médio prazo, as pautas divergentes entre Proifes e Governo.
Na reunião de ontem, foram desenhados vários cenários de consenso, entre eles, uma possível eliminação das classes de Auxiliar e Assistente – com o devido enquadramento destes docentes na classe acima e o correspondente aumento do piso – proposta pelo Proifes. Apesar de ser contrária à do governo, que propõe a inserção de mais uma classe no topo da carreira, o secretário ficou de avaliar a sugestão.
Entre os pontos defendidos pelo Proifes está a reposição salarial da inflação de 2010 e 2011, e conforme compromisso firmado no VII encontro da entidade, esta não assinará com o governo, acordo que não contemple as duas carreiras de forma equiparada. O Proifes também busca a equiparação com a carreira de Ciência e Tecnologia, garantia da isonomia para os professores aposentados. “Vamos flexibilizar algumas propostas neste momento para que entrem no orçamento de 2012. Mas vamos continuar com as negociações ao longo do ano”, afirmou o presidente do Proifes em exercício, Eduardo Rolim.

O secretário Duvaneir Paiva agendou para o dia 09 de agosto, às 17h, reunião da mesa de negociação para analisar os pontos consensuais e, assim, fechar uma proposta que seja contemplada na Lei Orçamentária Anual do próximo ano.
O relato completo desta reunião será disponibilizado posteriormente no site do Proifes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário